É proibido resmungar!

O título soou agressivo? Rs, essa é a regra número 34 de São Bento para os monges, mas deveria estar como papel de parede em nossos celulares para nos lembrar sempre desse princípio tão importante.

Ao lermos a palavra de Deus no livro de Êxodo é fácil criticarmos a murmuração dos israelitas em sua peregrinação pelo deserto. Eles tinham maná e carne que caía todos os dias do céu o suficiente para estarem satisfeitos. As roupas deles não se desgastavam. De dia uma nuvem os protegia do sol e a noite uma coluna de fogo os guiava. Quanta ingratidão seria murmurar de Deus tendo recebido tamanhos cuidados, não é mesmo? Contudo, será que não fazemos o mesmo em nossa vida? Quantas bênçãos recebidas todos os dias, quantas pessoas boas já passaram por nosso caminho e, infelizmente, tendemos a ver somente o lado ruim das coisas e sermos ingratos?! Certa vez ouvi um pastor comentando que quando reclamamos, estamos dizendo a Deus que faríamos as coisas melhor que Ele em Seu lugar. Forte, não é?

Tente lembrar agora das pessoas que você conhece que vivem reclamando (espero que você não seja uma delas, rs). Além de se tornarem desagradáveis e chatas, elas podem te contaminar, cuidado! Pessoalmente não gosto que as pessoas reclamem perto de mim e acredito que a murmuração, como a maioria das coisas na vida, é uma questão de escolha. Você pode reclamar da segunda-feira ou agradecer por mais uma semana em que poderá lutar por seus objetivos. Você pode resmungar por não ter sua comida preferida no almoço ou, simplesmente, agradecer a Deus por ter um prato de alimento à mesa. Você pode reclamar por chover exatamente no momento em que iria sair de casa, ou ser grato por ter um teto sobre sua cabeça que o protege. Eu poderia citar tantos outros exemplos de ingratidões que cultivamos e só tendem a crescer e nos tornar pessoas amargas.

Por isso, cultive a gratidão em sua vida e viva de forma mais leve! Pode parecer mais difícil para algumas pessoas, mas o ato de deixar a murmuração e converter algo ruim em benção é um exercício diário. Comece o dia com esse propósito, ouça os pássaros e lembre-se do cuidado do Criador. Se for difícil pra você, peça ajuda ao Espírito Santo, Ele é o nosso consolador e ajudador. Se as coisas em sua vida estão dando errado, certifique-se de que reclamar não vai mudar absolutamente nada, pelo contrário! Tenha fé e acredite que em tudo Deus tem um propósito. Todas as coisas cooperam para o bem dos que o amaaaam! (Romanos 8.28).

Uma canção de que gosto cita em certo trecho “O que acontece, é lindo se você quiser!”. Hey! Menos mimimi e mais hahaha. Seja reconhecido por agradecer, ao invés de amaldiçoar as situações, e você verá o quão bem isso fará a você e às pessoas que estão a sua volta.

Ah, não vai reclamar do tamanho do texto, hein? Até mais, bjos!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s